Conscientização

Dieta para o Planeta Terra

Imprimir PDF
Al Gore, além de ganhar um Oscar por seu documentário Uma Verdade Inconveniente, sobre mudanças climáticas, anunciou uma série de concertos pelo mundo (incluindo Antártida e Brasil), com um timaço de performers, de Red Hot Chili Peppers a Snoop Dogg. Curiosamente, em meio a esse chacoalhar mundial, existe um aspecto de nosso perigo planetário que notavelmente tem recebido pouca atenção e é raramente discutido entre os cidadãos conscientes: uma das principais fontes dos gases que jogamos na atmosfera está ligada à comida que colocamos na boca.

Leia mais...

Seja um consumidor Responsável

Imprimir PDF
A atual demanda por produtos florestais é grande e insustentável. É preciso que a sociedade tome consciência disso e incentive a produção sustentável de madeira, exigindo o certificado de que a extração foi feita de forma legítima. Essa é uma das melhores alternativas existentes hoje para desenvolver economicamente regiões de floresta respeitando-se aspectos sociais e ambientais.Nós, consumidores, podemos ajudar a proteger a floresta tomando algumas medidas simples, como:

• Comprar apenas produtos de madeira (móveis, material de construção, papel) que tenham o selo FSC de certificação florestal.

• Se você não encontrar produtos com o selo FSC, converse com seu fornecedor sobre a importância do selo para garantir a procedência da madeira e demais produtos florestais.

• De forma geral, antes de comprar um produto de madeira, mostre-se interessado pela procedência do material. Peça garantias de que a extração de madeira não destruiu economias locais, empregou mão-de-obra infantil ou gerou impactos ambientais. Suas perguntas deixarão claro ao fornecedor que os consumidores se preocupam com a extração da madeira.